Estudantes de Psicologia promovem o projeto Cine Psico

Criado em Terça, 29 Agosto 2017 14:33
Última atualização em Quinta, 31 Agosto 2017 21:26

Para celebrar o dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto, o 7º semestre do curso de Psicologia desenvolveu o Projeto de Extensão Cine Psico. Por meio da atividade, foram exibidos, no auditório da Instituição, filmes que remetem à temática da Psicologia.

Além dos filmes, o Cine Psico também promove palestras e debates com profissionais de outras áreas, como a Psiquiatria e Neurologia, e se transforma em um espaço de debate e reflexão em torno dos assuntos abordados nos filmes que podem servir de base para fatos reais vivenciados por boa parte da população.

A professora Tatiana Reis destaca que a idealização e execução do projeto foram tarefas sugeridas e assumidas pelos próprios estudantes do curso de Psicologia da FTC Jequié. “Eles concretizaram uma ação de extensão continuada na Faculdade na qual os próprios estudantes foram os protagonistas, com autonomia na escolha dos filmes exibidos e das temáticas abordadas, tudo muito contemporâneo para a profissão. Isso incentiva outros alunos a também participarem do projeto".

Para os estudantes, a maior importância do Cine Psico é o enriquecimento do processo de aprendizado e profissionalização. É uma forma de perceber, discutir e buscar soluções práticas para situações que, apesar de serem fruto da ficção, poderão fazer parte do efetivo trabalho dos futuros psicólogos formados pela FTC Jequié.

É o caso, por exemplo, da esquizofrenia, um conjunto de psicoses do indivíduo que apresenta, dentre os principais sintomas, a dissociação entre o pensamento e a ação. Esse foi o tema abordado pelo Psicólogo Clínico Jorge Sampaio após a exibição do filme “Ilha do medo”. “Eventos como esse desenvolvidos pelos estudantes da FTC possibilitam discussões importantes a respeito de vários temas dentro da Psicologia, como a esquizofrenia, que hoje apresenta tratamentos eficientes e capazes de possibilitar ao paciente uma vida equilibrada e estabilizada”, explica.

Rede FTC Todos os direitos reservados
.